Projetos Desenvolvidos

Conheça alguns projetos didáticos elaborados durante o ano letivo de 2011 e apresentados no I Simpósio de Educação Física Escolar de Votuporanga.


  CORPO HUMANO: CONHECER PARA CUIDAR MELHOR

 Com o objetivo de proporcionar a oportunidade dos educandos do C.E.M. Prof.º Geyner Rodrigues de conhecerem melhor seu corpo, aprenderem como cuidar melhor do mesmo evitando futuros problemas relacionados ao mau uso, o professor Denis Henrique Paiva desenvolveu o projeto intitulado “Corpo Humano: conhecer para cuidar melhor”.
Partindo da constatação de que grande parte dos problemas com nosso corpo têm origem na infância, especialmente problemas posturais, como por exemplo: problemas de postura (Cifoses, Lordoses, Escolioses etc.). Muitas vezes isso se dá pelo fato de professores, pais e responsáveis não darem a devida importância ao modo de como as crianças se sentam, caminham, e mesmo, à sua posição enquanto dormem.
Durante a fase de crescimento, é comum vermos crianças carregarem mochilas com excesso de peso, sentando-se de maneira errada na carteira escolar, ou mesmo quando estão usando o computador em casa. Ao longo da vida isso provoca o surgimento de diversos vícios posturais e agrava os problemas de posturas porventura já existentes.
Sendo assim, conhecendo melhor seu próprio corpo no aspecto anatômico, biomecânico e fisiológico, e sabendo como evitar futuras doenças relacionadas ao seu mau uso, os educandos se beneficiarão disso desde agora até sua vida adulta, criando uma consciência de cuidado e apreço por seu corpo, evitando assim problemas tão comuns à grande parte da população brasileira.
O Projeto seguiu a seguinte metodologia: Organização sistemática de duas aulas semanais com educandos em nível de Educação Integral; Apresentação em sala de aula através de palestras e slides, de quatro temas relacionados ao corpo humano, sendo eles: A importância da Boa Postura, A importância do alongamento, A importância da Boa Hidratação e Orientação Básica sofre frequência Cardíaca e Organização dos educandos para vivenciarem em aulas práticas os temas: alongamento, importância da hidratação do corpo pela água, e frequência cardíaca.
O projeto findou-se com a distribuição de brindes para os alunos, estimulando a reflexão sobre o tema.
SOMOS DIFERENTES... PORÉM IGUAIS

Com o objetivo de desenvolver nos educandos a aprendizagem de uma cultura esportiva presente nas pessoas portadoras de necessidades de especiais, os professores Danillo Bernardino Antonio, Rafael Clemente e Adriana Cristina Cabral Gratão desenvolveram o projeto “Somos diferentes... Porém iguais” baseados na preocupação inserirem nos alunos da escola CEM Profº Anita Liévana de Camargo a prática de esportes adaptados aos portadores de necessidades especiais, possibilitando para os mesmos a presença deste conteúdo na sua Cultura Corporal de Movimento, buscando acima de tudo conscientizá-los da importância da prática desportiva para estas pessoas e acima de tudo mostrar que a cultura esportiva vai além daquela transmitida nas mídias atualmente.
Criando a partir disto uma consciência de que a pratica esportiva é uma atividade de autoconhecimento e não só de caráter competitivo, desta forma criando nos alunos uma conscientização em que o individuo pode experimentar uma relação positiva entre mente e corpo por meio dos esportes.
Consequentemente fica evidente a intenção de ampliar o leque de oportunidades de conhecimentos para os alunos, pois é através do esporte que podemos ter o desenvolvimento, á proteção, e principalmente a preservação dos valores morais, sociais e culturais de quem pratica o próprio desporto.
 A metodologia aplicada obedeceu os tópicos: Organização de um conjunto de 04 aulas com os educandos dos 5º anos do ensino fundamental I; Contextualizar as diferentes modalidades esportivas que são praticadas pelos portadores de necessidades especiais; Aulas práticas referentes ao tema proposto.
Com o encerramento do projeto vimos uma grande agregação da temática por parte dos alunos, efetivando a reflexão e a assimilação de valores sobre sua postura em relação as pessoas com necessidades especiais.


HORA DO RELAXAMENTO
Com o objetivo de fomentar a integração entre os alunos, mostrando diferentes contextos e novas experiências, por meio de músicas, exercícios de controle da respiração e da ansiedade, e também atividades para desenvolver o espírito cooperativo e melhorar da autoestima as professoras Vania Conceição da Silva e Vanessa Carolina Roveda desenvolveram o projeto “Hora do Relaxamento” no CEM Profª Maria Martins e Lourenço.
Fundamentado na concepção de que a escola tem um papel fundamental no processo de desenvolvimento da atenção, é de suma importância atividades que propiciem o relaxamento para as crianças.
O trabalho consiste na prática de meditação e técnicas de respiração, alongamento, relaxamento e descanso. A metodologia adotada consistiu em: Alongamento geral, Danças Circulares; Relaxamento, técnicas de respiração e meditação; Rodas cantadas e bates Papos.

O trabalho é desenvolvido continuamente e vem colaborando no desenvolvimento dos fatores relacionados aos processos ensino aprendizagem, e na eixo de conteúdos Conhecimentos sobre o Corpo (PCN, 1997).



PROJETO: DO JOGO POPULAR AO JOGO INTERNACIONAL

Este projeto foi desenvolvido nas aulas regulares e nas aulas de educação integral do C.E.M. Maria Izabel Martins de Oliveira no mês de agosto deste ano. 

A escolha deste assunto se deve ao interesse apresentado pelos alunos, desta instituição, sobre jogos diferentes, de outros países e outras culturas. Então, decidimos conciliar os temas jogos folclóricos, característico do mês de agosto da rede, com jogos de outras culturas.
 
Os objetivos principais eram: valorizar, através da vivência, os jogos tradicionais de nossa cultura; conhecer, aprofundar e vivenciar o jogo do Bets; e, valorizar e vivenciar um jogo popular de outras culturas: Beisebol.
 
Iniciou-se discutindo e analisando os jogos folclóricos conhecidos. Através de uma sequência de jogos, que partiram do Bets, fora sendo construido uma análise e comparações entre eles até a conclusão que há características em comum entre o nosso jogo popular e o jogo e esporte do Beisebol, tão praticado em outros países, mas muito pouco por aqui.
 
Foi uma abordagem prática que possibilitou a reflexão dos alunos sobre a prática e sua consequente valorização. Foi feito um grande registro de fotos e vídeos que foi apresentado aos alunos como forma de feedback, e que possibilitou o aprofundamento dos conhecimentos sobre o Beisebol.
O resultado verificado deste projeto foi um sucesso, pois despertou grande interesse e participação, além de atingir os objetivos pedagógicos propostos e ter garantido a aprendizagem dos discentes.

TÚNEL DO TEMPO

Com o objetivo de aproximar a comunidade escolar por meio da cultura dos anos 60, 70 e 80 de modo a desenvolver uma apresentação de danças, protagonizada pelos próprios alunos oportunizando além da participação dos pais, momentos de interação entre os mesmos, os professores Vinícius Martins Marcos e Priscinaira Perlei Siriaco da Silva desenvolveram o projeto Túnel do Tempo no CEM Profº Faustino Pedroso.
A metodologia aplicada respeitou a seguinte ordem: apresentação da cultura dos anos 60, 70 e 80 aos alunos por meio de vídeos, contextualizando a cultura com a vivência dos pais e familiares; demonstração das músicas que serão apresentadas, dando início aos ensaios das coreografias de forma sistematizada levando em consideração as contribuições e qualidades dos educandos; planejamento de duas aulas semanais para o ensaio das coreografias levando em consideração o nível de desenvolvimento dos alunos bem como suas facilidades e qualidades demonstradas, possibilitando a intervenção dos alunos com sugestões para a coreografia; solicitação de um questionário e/ou entrevista com os pais, aproximando a criança da cultura que foi vivida pelos familiares além de ampliar os momentos de participação dos pais na vida dos filhos; trabalho de forma interdisciplinar com os docentes, envolvendo toda a escola na cultura dos anos 60, 70 e 80 e no evento, possibilitando ao aluno uma melhor aquisição do conhecimento; Confecção de convites que foram enviados a família dos alunos e cartazes que enfeitaram a escola no dia do festival.
 
Trabalho interdisciplinar desenvolvido pelos alunos contou com a colaboração dos professores Iara Cristina de Azevedo Rocha e Thiago Rogeri da Silva da Escola de Tempo Integral e colocar as músicas trabalhadas com os alunos durantes os intervalos, possibilitando a cooperação e a troca de experiências entre os alunos, auxiliando no aprendizado da coreografia.
 
Com o desenvolvimento do projeto “Túnel do Tempo” no CEM Profº Faustino Pedroso, foi constatado o grande interesse e motivação dos alunos, visto que muitos apresentaram mais de uma dança e se envolveram com muita dedicação na realização do projeto. O projeto contribuiu para elevar a autoestima dos alunos devido à presença da família para prestigiá-los, além de ter criado um compromisso com os ensaios diminuindo as faltas nas aulas regulares e aumentando o tempo de permanência na Escola de Tempo Integral. O projeto atendeu a necessidade da participação dos pais nos trabalhos desenvolvidos pela escola, aproximando a comunidade escolar e estimulando a responsabilidade do processo ensino-aprendizagem para todos os envolvidos.
Deste modo, as ações realizadas atenderam as expectativas cumprindo os objetivos propostos de forma satisfatória. 

EXPRESSÃO CORPORAL E A CULTURA LITERÁRIA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
Com o objetivo de proporcionar a integração entre as turmas do Período Integral na busca e socialização do conhecimento e do movimento, as professoras Tatiane Rocha de Melo e Marcia Aparecida de Castro Fukuiama desenvolveram este projeto no C.E.M. Profº Vadir Gonçalves de Lima.

O foco do trabalho foi motivar nossos alunos a serem leitores, a valorizarem a cultura de nosso país e a trabalhar mais a expressão corporal e a dança surgiu a iniciativa de desenvolver um projeto interdisciplinar que além de contemplar estes objetivos, fosse realizado envolvendo as turmas do Período Integral coletivamente, possibilitando que estes alunos vivenciem dentro da Literatura Infantil um mundo rico em movimento, cultura e arte, onde a magia dos personagens encanta crianças, jovens e adultos.
Com a justificativa de que todos ganham com a abordagem interdisciplinar, os alunos, porque aprendem a trabalhar em grupo, habituando- se a essa experiência de aprendizagem grupal e melhoram a interação com os colegas, além de apresentarem menos problemas de disciplina. Os professores, porque se veem motivados pelos próprios alunos, a ampliar os conhecimentos de outras áreas e melhoram também a interação entre os colegas de trabalho. A escola, porque a sua proposta pedagógica é executada de maneira ágil e eficiente, os alunos passam a estabelecer um relacionamento de colaboração e parceria com o pessoal da equipe escolar, assim como, com a comunidade onde a escola está inserida.
O projeto obedeceu a seguinte metodologia: socializar a ideia entre professores e alunos para que juntos possam discutir metas e estratégias de ação; propor alguns possíveis produtos finais a serem realizados para que decidam coletivamente o que melhor atende a vontade do grupo; realizar pesquisa para coleta de dados e informações usando recursos como livros, internet, vídeos, coletâneas musicais e outros, com o propósito de conhecer mais sobre o autor, as histórias, as músicas, as danças e personagens criados por ele; distribuir tarefas entre as oficinas a fim de montar o produto final a ser apresentado. Os resultados foram os melhores possíveis, sensibilizando os alunos por meio da expressão corporal a importância e o prazer da leitura.


ATIVIDADES CURRICULARES DESPORTIVAS – ATLETISMO

Ciente que como educadores criar meios de transmitir para os alunos novos conhecimentos que venham a ampliar sua cultura corporal de movimento, bem como ajudar a promover um maior desenvolvimento do espírito esportivo, solidariedade e companheirismo, uma vez que todo esporte é regido por normas e regras, a fim de estabelecer uma melhor relação com o meio em que vivem, incentivando-os para a busca de uma melhor qualidade de vida e convivência em sociedade, a professora Natihara Dionísio Cabral desenvolveu o projeto denominado Atividades Curriculares Desportivas – Atletismo no C.E.M. Orozimbo Furtado Filho.
Os objetivos traçados foram: propiciar momentos de integração entre os alunos, trocas de experiências, motivações e uma melhor aproximação entre professores, alunos e comunidade; propiciar a prática de esportes na escola, interferindo positivamente na auto-estima dos alunos e no desenvolvimento das habilidades motoras e capacidades físicas; propiciar através da prática desportiva, a integração dos alunos ampliando as vantagens da socialização e aquisição de hábitos saudáveis; reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades corporais, relacionando com os efeitos sobre a própria saúde e de recuperação, manutenção e melhoria da saúde coletiva; propiciar aos alunos a ampliação da sua cultura corporal de movimento através da prática individual e coletiva de algumas modalidades individuais e coletivas presentes no atletismo; propiciar a participação em Campeonatos Escolares, Olimpíadas, amistosos e outros campeonatos.
O projeto atingiu com êxito os objetivos propostos, fazendo com que os alunos vivenciassem a cultura deste segmento do esporte mundial.