5 de dezembro de 2011

Professores de Educação Física realizam o VI Festival Cooperativo de Votuporanga


Cerca de 800 estudantes dos 5º anos da Rede Municipal de Ensino de Votuporanga e da escola Dinâmica Coopevo participaram durante todo o dia de ontem (2/12) do “VI Festival Cooperativo de Votuporanga”. O evento aconteceu nas dependências da escola Dinâmica e reuniu cerca de 60 professores da Rede Municipal de Ensino, gestores e dirigentes das cooperativas e representantes da Secretaria da Educação de Votuporanga.

Durante o evento, foram desenvolvidos jogos cooperativos como: paraquedas, corda cooperativa, terremoto, bote, e danças circulares, entre outros, que buscam proporcionar momentos de cooperação entre as unidades escolas. As atividades aconteceram nos dois períodos (manhã e tarde), sendo que o encerramento foi realizado no final da tarde.

Esta é a sexta edição do evento que marca o encerramento das atividades de 2011 do Programa Cooperjovem em Votuporanga.

O Festival Cooperativo, que acontece em Votuporanga desde 2005, é realizado pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga e conta com o apoio do Sescoop/SP, em parceria com as cooperativas Coacavo, Credlíder e Coopevo Dinâmica.

2 de setembro de 2011

I Simpósio de Educação Física Escolar

Em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, lembrado no dia 1º de setembro, a Secretaria da Educação, Cultura e Turismo realizou o I Simpósio de Educação Física Escolar de Votuporanga, no Polo da Universidade Aberta do Brasil – UAB.

O evento foi organizado para valorizar o trabalho dos professores de Educação Física da rede municipal de ensino e com apresentação de projetos didáticos elaborados por esses profissionais e executados durante o ano letivo de 2011.

Com base nos trabalhos desenvolvidos desde o início desta gestão, a Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga vêm investindo tanto em formação continuada de professores, aquisição de materiais e também na construção da proposta curricular municipal para o ensino de Educação Física, para ampliar as possibilidades de um aprendizado ativo e pleno por parte do aluno.

Anderson Bençal Indalécio, assessor pedagógico da área de Educação Física, cita que “pautado na proposta da Cultura Corporal de Movimento, os conteúdos desenvolvidos nas unidades escolares de nosso município têm como objetivo principal formar cidadãos crítico-reflexivos, e não simples reprodutores de movimentos.”

O I Simpósio de Educação Física Escolar de Votuporanga teve como público alvo, diretores e coordenadores pedagógicos das unidades escolares municipais, assessores pedagógicos, assim como professores de Educação Física e estagiários da disciplina.

“Este evento oportunizou mais um passo rumo à excelência no que refere a qualidade no trato didático dos conteúdos do componente curricular Educação Física em nosso município, criando parâmetros e compartilhando experiências para profissionais de outras localidades” finaliza Anderson Bençal.


5 de julho de 2011

ENAF: Professores da rede municipal participam de convenção internacional


Os professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Votuporanga participaram nos dias 23, 24 e 25 de junho do 2º ENAF – Convenção Internacional de Sport, Fitness e Saúde em São José do Rio Preto.
Esta formação vem de encontro à Política Nacional de Formação de Professores que tem como objetivo expandir a oferta e melhorar a qualidade nos cursos de formação dos docentes e também segue orientação da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga que fomenta o aprimoramento profissional.

Em relação à disciplina de Educação Física nas escolas municipais, segundo Anderson Bençal Indalécio, assessor pedagógico do Departamento de Educação Básica, “a formação continuada é imprescindível para o desenvolvimento docente, pois mantêm nossos professores atualizados para ministrar os conteúdos com qualidade e excelência”.
Os professores passaram por formação em dois cursos: “Educação Física Escolar” e “Oficinas de Jogos Teatrais e de Improviso” com um dos maiores recreacionistas do Brasil e congressista e professor de nível internacional, Thiago Aquino (Paçoca), de São Paulo.

“Nos cursos, nossos professores puderam vivenciar e aprimorar habilidades e competências profissionais para a administração de conteúdos tanto na Educação Física regular como também em nível de Educação Integral”, completa Anderson.

A formação de professores da educação básica é uma prioridade do Ministério da Educação que pretende assegurar a qualificação dos docentes que atuarão ou que já estejam em exercício nas escolas públicas, além de integrar a educação básica e superior visando à qualidade do ensino público.